Registro – Pontos Turísticos

 

História de Registro

Município oriundo de um pequeno povoado situado às margens do Rio Ribeira de Iguape, Registro recebeu este nome por sua responsabilidade em registrar todo ouro explorado na região. Havia um agente de Portugal encarregado de cobrar o dízimo destinado à Coroa Portuguesa, antes que o ouro fosse levado à Iguape para ser fundido e vendido.

Além dos habitantes locais, muitos deles dedicados a plantações de feijão, arroz e outros, houve a chegada dos imigrantes japoneses que, a princípio, não se fixariam definitivamente no Brasil, mas fariam riqueza e assim retornariam ao país de origem.

As construções rústicas, o Rio Ribeira como única via de transporte, a economia decadente em virtude do ouro, já em extinção, denotavam a necessidade de um projeto mais ousado para o seu desenvolvimento. Foi então que, com a instalação da Ultramarina de Implementos S.A (KKKK- Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha), autorizada a funcionar no Brasil pelo decreto 13.325 de 11 de dezembro de 1918, esta recebeu do governo brasileiro a doação de terras devolutas para que fossem distribuídas a esses imigrantes japoneses recém-chegados. Mesmo com dificuldades, eles conseguiram iniciar várias culturas para teste, como: arroz, café, cana, fumo, feijão, junco, abacaxi, laranja e também trabalharam na criação do bicho-da-seda. Entretanto, notaram que a diferença se faria com a banana e o chá preto, por melhor adaptação às condições da região.

Em 30 de novembro de 1944, através do Decreto-lei 14.334, Registro emancipou-se de Iguape, tornando-se município, cuja instalação deu-se em 01 de janeiro de 1945.

Conhecida como a “Capital do Vale” ou “Capital do Chá”, este município tornou-se oficialmente o Marco da Colonização Japonesa no Estado de São Paulo, conforme Decreto nº 50.652, de 30 de março de 2006, por ter sido a primeira localidade a receber imigrantes japoneses interessados em investir em produção própria neste Estado.

 

EXCURSÃO CE Dr. BEZERRA DE MENEZES Dr. FRITZ em Registro

Saídas de Santos, São Vicente e Praia Grande as terças-feiras.

Informações: FALE COM A FOX:
(13) 30119509 | (13) 974209045 (WhatsApp)

 

Localização:

Registro, com área de 722 Km², está localizado no Estado de São Paulo. Limita-se ao norte com o municÍpio de Juquiá, sul por Jacupiranga e Pariquera-Açu; a leste por Iguape e a Oeste por Eldorado e Sete Barras.

Registro tem acesso pela Rodovia Regis Bittencourt (BR 116); dista 187Km da cidade de São Paulo/SP, 170 Km de Sorocaba/SP, 182 Km de Santos/SP, 220 Km de Curitiba/PR e 260 Km de Campinas/SP. Outras Rodovias; a SP-139 liga Registro à cidade de São Miguel Arcanjo/SP e SP-127, à cidade de Itapetininga/SP. Registro conta com uma posição geográfica privilegiada: rota para as regiðes Sul/Sudeste do Brasil e para o mercado Comum do Cone Sul, o Mercosul.



Pontos TurÍsticos

PerÍmetro Urbano

IGREJA MATRIZ SÃO FRANCISCO XAVIER
 
Em 31 de agosto de 1926 foi lançada a pedra fundamental da Igreja, com a benção de Dom José Maria Pereira de Lara. Há no centro da fachada simétrica, duas pilastras retas que emolduram a imagem de São Francisco Xavier. O santo, co–fundador da Companhia de Jesus, foi um dos mais importantes missionários católicos, cujo epíteto é “Apóstolo do Oriente”, por ter pregado no oriente e morrido na China. A construção da Igreja foi uma obra dos colonizadores japoneses e teve início em 1928.
Endereço: Rua PIO xI , nº 78 – Centro
Telefone: (13)3821–1019
CENTRO DE EDUCAÇÃO E CULTURA KKKK
 
A construção do Conjunto KKKK ocorreu entre os anos de 1920 e 1922 com o intuito de apoiar os imigrantes japoneses e centralizar as operaçðes comerciais, industriais e burocráticas da Kaigai Kogyo Kabushiki Kaisha, empresa que originou o nome do conjunto e marco da colonização japonesa no Vale do Ribeira.
Atividades como o beneficiamento e armazenamento de arroz, assim como os escritórios da empresa KKKK e um armazém de secos e molhados eram organizados em quatro galpðes de armazenamento e um edifÍcio com instalaçðes para o beneficiamento. Esses galpðes são de tijolo aparente (alvenaria portante) com arcadas nas elevaçðes principais; as coberturas são em duas águas, apoiadas em tesouras em madeira.As laterais são abertas por bandeiras semicirculares em ferro, garantindo sua iluminação natural.
Com a entrada do Brasil na II Guerra Mundial, o KKKK entrou em processo de liquidação e o imóvel veio a ser penhorado em garantia de dÍvida trabalhista para com Eiro Hirota. Durante o processo, em fraude à execução, o prédio foi vendido irregularmente a três compradores, mas o prédio acabou pertencendo a Nicéa Hirota da Silva, na qualidade de única herdeira e sucessora de Eiro Hirota, já falecido.
Em 1987 o prédio do KKKK foi tombado pelo Condephaat e em 1990 foi adquirido pela Prefeitura de Registro. O processo de restauro do KKKK teve inÍcio nos anos 90 com projeto do escritório Brasil Arquitetura, realizado pela Prefeitura Municipal de Registro. Visando abrigar um centro de cultura e educação, foram criadas salas de aulas, espaço para exposiçðes temporárias e áreas de estar e convivência, além de uma nova edificação destinada ao auditório reversÍvel, que possibilita apresentaçðes internas e externas e tem capacidade para 250 pessoas.
O antigo engenho foi restaurado para abrigar o “Memorial da Imigração Japonesa no Vale do Ribeira”, o mesmo conta com o acervo de objetos doados pelas famÍlias descendentes dos primeiros colonos, como ferramentas, maquinários, fotos e mapas, além de obras de arte.  Parte do projeto de construção do KKKK criado pelo engenheiro espanhol José Fernandez Demaret.
 
PRAÇA BEIRA RIO

Com vista panorâmica do Rio Ribeira, o “Parque Prefeito José de Carvalho”, mais conhecido como “Praça Beira Rio”, está anexo ao KKKK e possui ampla área de lazer, dentre elas uma ciclovia, pista de skate e área de recreação infantil.
            No centro da praça está o Monumento “GuaracuÍ”, uma tulipa de aço estilizada com sete metros de altura doada pela artista plástica Tomie Ohtake no ano de 2002, em homenagem aos imigrantes japoneses.
 
 
MONUMENTO ÀS ALMAS DAS VÍTIMAS POR AFOGAMENTO NO RIO RIBEIRA
 
Monumento às vÍtimas por afogamento no Rio Ribeira de Iguape. No local há celebração do culto religioso que antecede o tradicional Tooro Nagashi, realizado em 02 de novembro. Foi construÍdo pela Igreja Budista Nichiren.
PRAÇA DOS EXPEDICIONÁRIOS
 
Localizada no centro da cidade, a praça sediava a “Rodoviária Municipal” e foi reformada no final da década de 1990. O local recebeu em 2008 uma escultura do artista plástico Yukata Toyota. Atualmente, a praça possui uma fonte luminosa, área coberta e lanchonete; é palco para exposiçðes de artes, atividades culturais e de lazer e realização de eventos e feiras, assim como prestação de serviços à população.
 
TORII
 
Marco simbolizando um portal, onde desembarcaram os primeiros colonizadores. Foi feito em comemoração aos 80 anos da colonização japonesa no municÍpio de Registro, em 1993.
 
 
TEMPLO BUDISTA
O Templo Budista Honpa Hongwanji (Templo do Juramento Universal de Amida, o Buda da Terra Pura do Oeste) foi construÍdo em 1967 e está localizado a 2km do centro da cidade.
            Endereço: Av. Estados Unidos, nº 50- Vila Nova Ribeira
            Telefone: (13) 3821- 1998
 
 
PRAÇA NAKATSUGAWA
 
ConstruÍda com arquitetura japonesa para homenagear a cidade-irmã Nakatsugawa, no Japão. Registro passou a ser o municÍpio representante da colonização japonesa a partir do tratado assinado em Nakatsugawa em 1980, e para comemorar esse acordo foram inaugurados a Av. Registro e o Bosque Cidade Registro no Japão, em retribuição. Está localizada no centro da cidade.
 
BOSQUE MUNICIPAL TORAZO OKAMOTO
 
Localizado na Vila Ribeirópolis, o Bosque Municipal é cortado pelo Rio Carapiranga e possui trilhas, arborização natural e palco para apresentaçðes. é um ponto de lazer e diversificados eventos culturais. Foi inaugurado em 1968 e revitalizado completamente em 1999.ASSOCIAÇÃO CULTURAL NIPO-BRASILEIRA DE REGISTRO – BUNKYO
 
A sede da Associação Cultural Nipo Brasileira (Bunkyo) foi construÍda com arquitetura oriental e centraliza reuniðes e atividades como yoga, tai chi chuan, massagem terapêutica e cursos de origami, ikebana, haiku, shodô e da lÍngua japonesa.
 O Bunkyo está situado à Praça da Integração Brasil-Japão, onde foi instalada uma das esculturas comemorativas do centenário da imigração japonesa no Brasil do artista plástico Yutaka Toyota. “Portal do Sol” é inspirada nas antigas máquinas de beneficiamento de arroz e de chá. Para criar a obra, o artista utilizou as peças originais, que modelam e simbolizam as benfeitorias que os japoneses e seus descendentes teriam proporcionado para a região.
Endereço: Rua Nakatsugawa, nº 165 – Centro
Telefone: (13) 3822- 4144 / (13) 3822-2865
 
 
KARTÓDROMO DE REGISTRO
 
            O Kartódromo de Registro é dotado de uma infraestrutura de 60.000 m² de área iluminada, portando um circuito com vários tipos de traçados nos padrðes oficiais tendo, o principal, 1,266 metros de extensão e 8,50 metros de largura.
O maior destaque é o tipo de asfalto com o qual a pista foi construÍda: ECOFLEX B; material que dá maior aderência e, logo, oferece uma melhor velocidade para o piloto nas competiçðes. A área onde está o Kartódromo era um antigo pasto e, portanto, não houve derrubada de nenhuma árvore, preservando o cinturão verde existente no entorno.
O Kartódromo de Registro já recebeu campeonatos como Super Kart Brasil – 4ª edição em 2011. Possui heliponto próprio e está localizado ao lado da BR-116 no km 448 pista norte, próximo ao aeroporto de Registro.
 
Telefones: (13) 9765- 5178 ou (13) 9765 -6064
 
 
Turismo Rural
 

PESQUEIRO PARAÍSO
 
O Pesqueiro Paraíso, localizado em bairro rural em Registro, oferece um imenso tanque para pesca, almoço aos finais de semana e uma área verde para relaxar. 
Endereço: Estrada Ribeirão de Registro / Maiores informações: (13) 99748-0239
 

FAZENDAS DE CHÁ PRETO
Registro possui diversas fábricas de Chá e atrativas fazendas pela forma de cultivar a lavoura do chá e seu beneficiamento. Entre elas a Fazenda e Fábrica Chá Ribeira, Fábrica Chá Amaya, Fábrica Chá Kawagiri e Fábrica Shimabukuro. Registro é a única região do Estado onde se cultiva chazais e uma das únicas do Brasil.
 
PESQUEIRO UNIÃO
 
O Pesqueiro União é um restaurante e pesqueiro localizado na Rodovia Empei Hiraide, KM 10 na cidade de Registro/SP.
Atualmente, desenvolve atividades de lazer como pedalinho, tirolesa, pescaria em dois tanques disponíveis aos visitantes. O Pesqueiro também funciona como restaurante nos finais de semana e se torna local para realização de casamentos e festas em geral, sempre que solicitado.
Telefone: (13) 99736-6075
 

Informaçðes sobre estradas e Rodovias: Autopista Regis Bittencourt – 0800 7090 116.

 

EXCURSÃO CE Dr. BEZERRA DE MENEZES Dr. FRITZ em Registro

Saídas de Santos, São Vicente e Praia Grande as terças-feiras.

Informações: FALE COM A FOX:
(13) 30119509 | (13) 974209045 (WhatsApp)

Leave a Comment